Casa é ‘engolida’ por cratera, poste cai e causa curto-circuito durante chuvas em Capinzal

Enxurradas e inundações ocorrem devido à aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. Bombeiros orientam que moradores não saiam de casa.

Um vídeo flagrou o momento em que um edifício que abrigava um comércio e uma casa foi “engolido” por uma cratera em Capinzal, no Oeste de Santa Catarina (veja no vídeo acima).

Um poste de energia elétrica também desabou com as fortes chuvas que atingem o estado nesta quinta-feira (2). A Defesa Civil do município evacuou a região e levou os moradores a um hotel da cidade.

A queda do poste de energia elétrica também foi registradas. Imagens mostram o curto-circuito. Na gravação é possível ver curiosos assistirem à cena e saírem correndo ao perceberem o risco. Os bombeiros orientam que moradores não saiam de casa.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Capinzal, Jhony Vagner, o centro da cidade é a região mais afetada do município. Equipes ficarão de plantão durante toda a noite.

“Infelizmente, tivemos uma unidade residencial/comercial que acabou cedendo através das forças do rio e acabou sendo levada por ele. Vários outros pontos de enxurradas. Tivemos que realocar também pessoas que infelizmente acabaram perdendo móveis. Fizemos toda essa retirada juntamente com os setores da Defesa Civil, Habitação e também Assistente Social”, informou.

 

A Defesa Civil de Santa Catarina lançou um alerta, no final da manhã, para risco alto de enxurradas e inundações no Oeste e Serra do estado. Para as bacias do Litoral Sul, o risco é alto para enxurradas e moderado para inundações.

A previsão ocorre devido à aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. O estado vizinho já registrou 24 mortes em decorrência de temporais desde segunda-feira (29).

Com o avanço do sistema, conforme o órgão, as chuvas intensas e volumosas também podem avançar até as regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Poste de energia elétrica desaba em Capinzal durante chuvas — Foto: Reprodução

Poste de energia elétrica desaba em Capinzal durante chuvas — Foto: Reprodução

Outras ocorrências

 

O município de Praia Grande, que faz divisa com o Rio Grande do Sul, informou na manhã desta quinta-feira que dez pessoas estão desalojadas. A cidade, conhecida como a Capital Estadual dos Cânions e pela prática do balonismo, também cancelou as aulas durante o dia por causa da chance de mais chuva.

Em alerta para ocorrências de deslizamentos e enxurradas, a prefeitura colocou à disposição ônibus para uma possível evacuação no bairro 1º de Maio, onde a cota do Rio Mampituba saiu do leito ao ultrapassar 4,5 metros nesta manhã.

Equipes também trabalham para desobstruir córregos e bueiros.

A SC-290, rodovia estadual que liga Praia Grande ao Rio Grande do Sul, também está interditada por conta de água na pista em alguns trechos. No município catarinense, moradores que precisarem de abrigo podem se deslocar até o Ginásio Municipal (veja as imagens dos estragos).

Aulas são canceladas e SC tem desalojados por causa da chuva; previsão é de temporais nesta quinta — Foto: Defesa Civil de Praia Grande/SC

Aulas são canceladas e SC tem desalojados por causa da chuva; previsão é de temporais nesta quinta — Foto: Defesa Civil de Praia Grande/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=