Está aberta a Temporada da Tainha
Temporada da Tainha começa com melhorias na infraestrutura dos ranchos da cidade
Inicia nesta quarta-feira (1) a Temporada de Pesca da Tainha em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina. Este ano, a safra traz novidades na infraestrutura dos ranchos de pesca.
As melhorias visam proporcionar mais conforto aos pescadores artesanais para um melhor desempenho na atividade. Nesta temporada, são dez pontos identificados para a pesca espalhados nas praias do município.
Na Praia Central, cada um dos três ranchos (localizados na altura das ruas 2700, 3700 e 4100) terão dois contêineres (um com banheiro) e duas tendas para dar apoio à vigília dos cardumes e para a cozinha.
Os contêineres, que têm área de descanso, recebem energia elétrica. Todos serão adesivados com identidade visual, para que os moradores e turistas estejam cientes do período da pesca.
Serão instaladas nas Praias Agrestes, tendas de apoio em Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho.
Em Taquarinhas, haverá um banheiro químico. Os pescadores também irão ganhar uma camiseta com o nome do rancho ao qual pertencem.
Balneário Camboriú faz investimentos para melhorias na infraestrutura e na segurança durante a Temporada da Tainha
A Fundação Cultural de Balneário Camboriú fez um investimento de mais de R$ 170 mil na pesca artesanal da tainha, que é considerada patrimônio cultural imaterial da cidade.
Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) investiu cerca de R$ 150 mil. As melhorias foram resultado de reuniões entre representantes da Prefeitura e da Colônia de Pescadores Z-7.
A fiscalização será feita com o auxílio de uma empresa com lancha e marinheiro, contratada pela Semam. Também será utilizado quadriciclo durante a safra.
A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú reforça que é é proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas nas orlas das praias durante a temporada.
Além disso, não será permitida a armação de redes de pesca tipo feiticeira e de malha, nem a utilização de cilibrim e fisgas.
A temporada, que irá até o dia 31 de julho, também contará com atividades de educação ambiental com os pescadores.