Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

Kauê Alexandre chegou a ser levado ao hospital, recebeu soro antiofídico, mas não resistiu. Serpente que picou menino era do gênero Botrophs, segundo Secretaria de Estado de Saúde.

Um adolescente de 14 anos morreu após ser picado por uma serpente em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, na terça-feira (30). Kauê Alexandre chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a picada foi de uma cobra do gênero Bothrops, que pode ser uma jararacuçu ou jararaca.

Após a picada, o garoto foi levado ao Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul, no sábado (27). Na unidade, recebeu soro antiofídico. No entanto, segundo a Secretária de Estado da Saúde (SES), houve piora do quadro clínico.

No domingo (27), ele foi transferido pela Joinville pelo Serviço de Urgência e Emergência (Samu). A morte foi confirmada pela Escola Municipal Carlos da Costa Pereira, onde a vítima estudava, na madrugada desta quarta-feira (1).

Em nota, a unidade de saúde de São Francisco do Sul afirmou que o adolescente recebeu o protocolo do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (Ciatox). “O órgão deve ser obrigatoriamente acionado nesses casos e a equipe médica monitora a evolução do paciente constantemente”.

Na manhã da segunda-feira (29), o paciente apresentou piora dos sintomas e sinais e foi transferido para Hospital Infantil de Joinville, que é referência na região.

Alexandre era aluno do 9º ano. Em comunicado, a comunidade escolar afirmou que está em luto pelo falecimento precoce do garoto. “

“Nossas sinceras condolências à família. Descanse em paz Kaue! Sentiremos saudades”, escreveu a unidade de educação.

 

Cobra venenosa

 

Jararacuçu e jararaca — Foto: Montagem g1

Jararacuçu e jararaca — Foto: Montagem g1

De acordo com Christian Raboch Lempek, especialista em animais silvestres, a serpente Bothrops pode ser uma jararacuçu ou jararaca. Ambas são venenosas.

“Elas são parentes, digamos assim. Então, se a pessoa for picada por jararaca ou jararacuçu, o soro antiofídico que utiliza lá no hospital é o mesmo, o antibotrópico”, disse.

 

O que fazer ao encontrar uma cobra?

 

Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

  • Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
  • Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
  • Não mate o animal. É crime ambiental.

 

Importância das serpentes no ecossistema

 

As cobras são importantes predadores no ecossistema e fazem o controle de roedores. A eliminação deste tipo de animal, segundo os biólogos, causaria um impacto muito negativo na dinâmica dos ecossistemas.

Além disso, as serpentes também são reconhecidas como importantes fontes de pesquisa.

“Foi criada do veneno das jararacas o remédio mais utilizado no mundo de combate à hipertensão. A partir do veneno da cascavel foi criada uma cola biológica usada em cirurgia e um anestésico dez vezes mais potente que a morfina”, disse Raboch.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=