PROMOBIS: quais são os próximos passos após aprovação de empréstimo pelo Banco Mundial
Com investimentos públicos e privados, PROMOBIS promete inovação nunca vista na mobilidade da região
Na sexta-feira (12), o Banco Mundial aprovou empréstimo de US$ 90 milhões (R$ 460 milhões em cotação para o real) para dar prosseguimento ao Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (PROMOBIS).
O projeto visa desenvolver uma rede integrada de mobilidade e transporte público em 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo).
“O projeto é inédito. É tudo o que desejamos para atender bem a população, desentupir as veias de nossa região com relação à mobilidade, criando a possibilidade de gerar mais empregos e dar uma vida melhor às pessoas”, diz o presidente do Conselho Consultivo InovAmfri, Paulo Bornhausen.
Entre as melhorias listadas, estão o primeiro sistema de BRT (bus rapid transit) da região, exclusivamente com ônibus elétricos. Além disso, haverá investimentos em medidas de segurança viária e na construção e manutenção de ciclovias e estruturas para pedestres.
O carro-chefe do projeto, que fez com que a iniciativa tivesse grande popularidade, é a obra do túnel submerso que pretende ligar Itajaí e Navegantes. Hoje, além da BR-101, os locais são interligados pelo ferry boat.
Obras devem iniciar em 2025
Os próximos passos para que o PROMOBIS seja posto em prática são os trâmites burocráticos e contratação de pessoas para o andamento do projeto. É o que salienta o engenheiro e coordenador da Unidade de Coordenação do Projeto, João Luiz Demantova.
“Agora, dentro do ciclo de projetos do Banco Mundial, iniciamos a fase de implementação do projeto. Devemos terminar os trâmites burocráticos para a assinatura do contrato e paralelamente já vamos trabalhando nos termos de referência e processos de contratação da equipe de coordenação e dos projetos de engenharia necessários”, explica.
O prazo para a implementação com a execução de projetos e obras é de sete anos, mas o consórcio trabalha com o cronograma de cinco anos para que tudo esteja implantado e em operação.
De acordo com Demantova, as primeiras obras devem iniciar no segundo semestre de 2025. Já a execução do túnel, em 2026.
“O projeto do túnel é um pouco mais complexo e ainda teremos o prazo para celebração da parceria público-privada, assim trabalhamos com o cronograma de início das obras para o segundo semestre de 2026 e a conclusão e início da operação para o final de 2029”, sinaliza.
“As obras do BRT devem estar prontas no final de 2026 e o sistema deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2027”, conclui.