Dengue mata mais 3 pessoas em Itajaí e Balneário Camboriú
Com isso, Itajaí chega a 17ª morte por dengue em 2024 e Balneário Camboriú registra a primeira
Nesta quarta-feira (10), três novos óbitos por dengue foram confirmados em Itajaí e Balneário Camboriú, no Litoral Norte. A cidade de Itajaí confirmou duas mortes, chegando às 17 vítimas; já a vizinha Balneário Camboriú confirmou a primeira morte por dengue em 2024.
A 16ª morte de Itajaí foi a de um homem de 57 anos, que residia no bairro Cordeiros e possuía comorbidades. Ele morreu em 23 de março.
Já a 17ª vítima itajaiense também era um homem, mas tinha 90 anos e residia no bairro São Judas. Ele também possuía comorbidades e morreu na última sexta-feira (5).
A primeira morte por dengue registrada em Balneário Camboriú foi a de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, que morava no Centro. A morte ocorreu dia 24 de março, no Hospital do Coração.
Situação da dengue nas cidades
Já são 18,9 mil casos notificados em Itajaí, 16 mil casos prováveis e 2,2 mil casos descartados. Dos casos notificados, 620 são de outros municípios, mas foram atendidos em Itajaí.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú na segunda-feira (8), há 1.726 casos confirmados de dengue na cidade neste ano.
Atendimentos
Em Itajaí, Vila da Saúde, localizada no estacionamento do Centro Integrado de Saúde (CIS), atende 24 horas por dia pacientes com suspeita de dengue.
Com cerca de 3 mil metros quadrados de área, a Vila da Saúde conta com 10 consultórios médicos, 52 pontos de hidratação, consultórios de enfermagem, banheiros e recepção. A estrutura ficou pronta em 15 dias e foi montada com contêineres e estrutura de tendas.
Para pacientes com suspeita da doença em Balneário Camboriú, há o Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, que funciona anexo ao antigo pronto-socorro do Hospital Ruth Cardoso.
O local abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e atende exclusivamente moradores da cidade com cadastro ativo na rede de saúde. Nos fins de semana e no período noturno, a UPA do Bairro das Nações e a PA da Barra também acolhem a população.
Pessoas com sintomas leves podem buscar atendimento via Telemedicina, sem precisar sair de casa. A consulta é on-line e gratuita pelo link.