Morte de menina de 7 anos em SC alerta para acidentes envolvendo vasos sanitários; saiba como evitar
Morte aconteceu em São Francisco do Sul após criança subir no dispositivo para mexer no chuveiro. Bombeiros alertam que objeto para comportar todo o peso de uma pessoa.
Acidentes envolvendo vasos sanitários não são tão incomuns e podem causar ferimentos graves e até levar à morte. Um exemplo dos riscos do uso inadequado do dispositivo, segundo o Corpo de Bombeiros, é o recente caso de Santa Catarina onde uma menina de 7 anos morreu após subir no objeto para tentar mudar a temperatura do chuveiro.
A morte aconteceu no sábado (16) em São Francisco do Sul, no Norte, na Praia do Ervino. A criança sofreu um corte na axila direita, chegou a ser encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
O capitão Felipe Daniel da Silva, que atua no Corpo de Bombeiros na região de Itajaí, no Litoral Norte, explica que a maioria dos incidentes relacionados aos sanitários ocorre devido a quedas do assento. Como resultado, os ferimentos podem ser graves, incluindo cortes profundos.
“É importante ressaltar que o vaso sanitário é projetado para suportar o peso de uma pessoa sentada, ou seja, em seu uso normal”, afirma o Capitão.
O militar alerta também sobre os riscos para aqueles que utilizam as bordas do vaso como apoio, destacando que a prática pode resultar na quebra da estrutura devido à concentração do peso nas laterais do objeto.
Os riscos aumentam por conta do material normalmente utilizado na fabricação dos vasos sanitários, geralmente porcelana. Uma alternativa mais segura, segundo o capitão, são os sanitários feitos de materiais mais resistentes, como o polipropileno.
Chame ajuda
De acordo com Silva, em caso de ferimentos ao cair do vaso sanitário, é preciso estancar qualquer sangramento com gaze ou tecido limpo, aplicando pressão sobre a ferida.
Para solicitar socorro, entre em contato com o Corpo de Bombeiros no número 193 ou com o Serviço de Urgência e Emergência (Samu), no 192.