Plano de combate a enchentes terá 25 obras no Vale do Itajaí e lançamento em abril
Em reunião na Alesc, deputados pediram agilidade do Estado quanto à execução de investimentos na região
Os deputados estaduais que compõem a Bancada do Vale do Itajaí se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 12, com o secretário de Estado da Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, para obter informações sobre o andamento de medidas contra enchentes na região. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa e contou com a presença de seis parlamentares: Emerson Stein (MDB) – coordenador do colegiado -, Napoleão Bernardes (PSD), Marcos da Rosa (UB), Oscar Gutz (PL), Carlos Humberto (PL) e Paulinha (Podemos).
Na ocasião, o grupo manifestou preocupação com os impactos das chuvas cada vez mais volumosas e solicitou maior agilidade na execução dos investimentos voltados à prevenção de cheias. De acordo com os deputados, o atual sistema está defasado e necessita ser ampliado a fim de salvaguardar a vida e o patrimônio das mais de 1 milhão de pessoas que vivem no Vale do Itajaí.
Em resposta aos apelos da bancada, o secretário informou que o Governo do Estado lançará em abril o Programa Santa Catarina – Proteção Levada a Sério, que abarcará ações previstas a partir de estudos realizados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Segundo o coronel Fabiano, o plano contará com 25 obras a serem executadas até 2033, num investimento estimado de R$ 5 bilhões.
A expectativa é que três delas ocorram já em 2024: a dragagem do rio Itajaí-Açu no trecho urbano de Rio do Sul e a construção de duas novas barragens, uma em Mirim Doce e outra em Petrolândia. Além disso, o Estado está iniciando os trabalhos para efetuar o reparo de uma das duas comportas da Barragem de José Boiteux, que encontra-se inoperante.
Os deputados aproveitaram a oportunidade para reafirmar o compromisso de auxiliar o secretário na adoção das medidas legislativas necessárias para dar celeridade às obras e aprimorar a política estadual de defesa civil.