Condenado por estupro de criança em SC é extraditado dos Estados Unidos para o Brasil
Idoso de 62 anos deixou o país de origem antes de ter sido expedida ordem de prisão contra si. Ele foi preso em novembro de 2023.
O brasileiro condenado por estupro contra uma criança e preso nos Estados Unidos em 2023 foi extraditado para o Brasil, conforme divulgado pela Operação de Fiscalização e Remoção (ERO) de Boston na sexta-feira (1º). Edimir Gustavo Eckelberg, de 62 anos, era considerado foragido da Justiça de Santa Catarina, onde cometeu o crime.
A extradição ocorreu em 26 de fevereiro. Segundo o órgão norte-americano, Eckelberg foi sentenciado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável pelo judiciário de Florianópolis. Os detalhes do crime não foram divulgados.
O condenado foi detido em 28 de novembro de 2023, em Tewksbury, no estado de Massachusetts, pela força especial da polícia de Boston. O nome e a imagem do brasileiro foram divulgados pela ERO.
O idoso deixou o Brasil antes da sentença e entrou nos Estados Unidos por Nova York, utilizando um visto de turista, em abril de 2023. No mês seguinte, autoridades brasileiras emitiram um mandado de prisão e solicitaram a inclusão do seu nome na lista de difusão vermelha da Interpol.
Após a captura de Eckelberg, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) solicitou a extradição do brasileiro, seguindo as orientações do Ministério da Justiça.
Em nota, o diretor do Escritório de Campo de ERO Boston, Todd Lyons, afirmou que “as comunidades de New England estão mais seguras sem a presença de Edimir Gustavo Eckelberg, que agora está sob custódia das autoridades brasileiras”.
De acordo com o Código Penal Brasileiro, o crime de estupro de vulnerável é caracterizado por “ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos”.
Incorre na mesma pena quem pratica essas ações com alguém que não tem discernimento para a prática do ato ou não pode oferecer resistência.