Litoral Norte de SC tem queda no número de mortes por afogamento nas praias
Cidades da região registraram cinco óbitos por afogamento na temporada 2023/2024, número é 37,5% menor do que o ano anterior
O Litoral Norte de Santa Catarina registrou queda no número de mortes por afogamento na temporada de verão 2023/2024 em comparação com a temporada 2022/2023. Ao todo, as praias da região registraram cinco óbitos, o que representa uma queda de 37,5% em comparação com o ano anterior.
Os dados são do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. A redução segue tendência catarinense, já que o estado também teve um número menor de óbitos por afogamento neste verão.
Foram 19 mortes ao longo da temporada, uma redução de 17,39% em comparação com a temporada passada, em que 23 pessoas perderam a vida no mar do litoral catarinense.
A cidade com maior número de afogamentos com morte foi Florianópolis, com cinco registros, seguida de Barra Velha, Penha e Itapoá, que tiveram duas mortes cada.
Os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Arroio do Silva, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Laguna, Palhoça, Bombinhas e Porto Belo registraram uma morte cada na temporada de verão 2023/2024.
Juntas, as praias do Litoral Norte somaram cinco morte por afogamento, número 37,% menor em comparação com as oito mortes do ano anterior.
Orientações dos Bombeiros
O Corpo de Bombeiros orienta que banhistas escolham locais próximos a um posto guarda-vidas para o banho de mar para maior segurança. É possível conferir os locais em que há postos guarda-vidas ativos através do aplicativo CBMSC Cidadão.
Além disso, é importante estar atento à cor das bandeiras e evitar tomar banho em praias com bandeira vermelha. As correntes de retorno também são sinalizadas por duas bandeiras dessa cor, colocadas na orla pelos guarda-vidas. Não é recomendado se banhar em locais com essa sinalização.
Caso você esteja em uma corrente de retorno a recomendação é nadar para o lado, e após sair da corrente, voltar a nadar em direção à praia. Nadar contra a corrente pode levar a fadiga de forma rápida.
Já se você não sabe nadar, o importante é não se desesperar e tentar sinalizar para que os guarda-vidas e outros banhistas saibam da situação. A recomendação é que o banhista tente boiar na água até a chegada do socorro.
Caso você saiba nadar, nade para o lado e após sair da corrente, você poderá voltar a nadar em direção à praia. Não tente nadar contra a corrente; esse é um erro comum, que pode levar à extrema fadiga rapidamente.
Caso você não saiba nadar, não se desespere. Primeiro, tente fazer sinal para que os guarda-vidas e/ou banhistas saibam da situação. Segundo, mantenha a calma e tente boiar na água até chegar a ajuda; a corrente de retorno tem um fim e não vai te levar para o meio do oceano.
Veja outras dicas para evitar afogamentos:
- Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193;
- Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista;
- Se você estiver com criança, ou pessoas com alguma vulnerabilidade, temos disponível gratuitamente nos nossos postos de Guarda-Vidas as pulseirinhas de identificação;
- Se você ingeriu bebida alcoólica ou fez uma refeição recentemente, NÃO entre na água, aproveite a faixa de areia;
- Não ande nos costões, você pode escorregar e cair no mar;
- Se você foi queimado por água-viva procure os nossos postos de guarda-vidas;
- Respeite os guarda-vidas, eles estão atuando voluntariamente para te ajudar com orientações de prevenção e podem salvar a sua vida em casos de emergência;
- Ficou alguma dúvida? Quer mais orientação? Pergunte aos guarda-vidas, eles podem te ajudar.