Rodovia fica alagada, e carros são ‘engolidos’ por córrego durante chuvas fortes em Araquari
Município de Araquari, onde a ocorrência foi registrada, decretou situação de emergência por causa dos temporais. Aldeia indígena também ficou alagada. Ninguém ficou ferido.
Imagens registraram dois carros “engolidos” por um córrego em Araquari, no Norte de Santa Catarina, após o trecho da BR-101 por onde passavam ficar alagado durante chuvas volumosas que atingem a região desde o final de semana. O município decretou situação de emergência, na noite de domingo (25), por causa dos temporais.
As imagens, feitas pela moradora Daiane Roza, no sábado (24), mostram que os dois veículos ficam embaixo da água (assista acima). Ninguém ficou ferido.
Em nota, o município informou que choveu 281,4 milímetros em apenas 24 horas, valor que era esperado para dois meses, e dois deslizamentos de terra foram registrados.
Carro foi ‘engolido’ por cratera ao lado da BR-101 em Araquari — Foto: Daiane Roza/ Arquivo pessoal
A aldeia indígena Tarumã, localizada na cidade, ficou isolada. Os moradores, conforme a prefeitura, foram levados para uma escola na comunidade. A Defesa Civil organiza a logística para levar doações e alimentos. O número de pessoas afetadas não foi divulgado até a manhã desta segunda-feira (26).
Conforme o município, as aldeias Yvaporu e Pindoty também foram afetadas.
A aldeia indígena Tarumã ficou isolada após as chuvas fortes — Foto: Divulgação
Ocorrências
A cerca de 30 quilômetros da cidade, a vizinha Joinville também decretou situação de emergência por causa da chuva forte.
O município registrou deslizamentos e alagamentos. Cerca de 70 usuários do transporte público também ficaram ilhados em um terminal de ônibus no Centro da cidade, no sábado (24), e precisaram ser resgatados por bombeiros voluntários.
Previsão
A segunda-feira segue nublada em todo litoral do estado, com chuva em alguns momentos, devido à circulação marítima, segundo a Defesa Civil.
Nas demais regiões, o sol aparece em meio a nuvens, favorecendo a elevação da temperatura, que combinada com a umidade e a formação de um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai, provoca pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde. Há possibilidade de ocorrências de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo.
O risco é moderado a pontualmente alto, conforme o órgão, para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.