Praia Central de Balneário Camboriú está com todos os pontos próprios para banho, aponta Emasa
De acordo com a empresa, toda a Praia Central está segura de bactérias potencialmente perigosas, e isso se estende às orlas ao redor do município, como as praias agrestes
Toda a Praia Central de Balneário Camboriú está própria para banho, segundo a Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento). O mais recente relatório do órgão apontou que os dez pontos de coleta da orla estão limpos e livre de bactérias.
Além da principal praia do município, a pesquisa também levou em conta outros pontos turísticos, como as praias agrestes. Neste caso, somente um ponto medido dentro da lagoa de Taquaras não está próprio, mas esse não é utilizado para banho.
A Emasa faz as coletas de balneabilidade três vezes por semana, menos nos dias de chuva, já que elas interferem no resultado. Ao todo, são monitorado 15 pontos, dez deles na Praia Central. Os locais são os mesmos analisados pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente).
Como e quem faz a coleta na Praia Central de Balneário Camboriú
A empresa contratada pela Emasa para fazer o serviço é a Umwelt Biotecnologia Ambiental, credenciada pelo IMA e acreditada no Inmetro. O levantamento costuma ser iniciado, também, pelo CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina).
No relatório, são levados em conta os resultados das cinco últimas amostras. Para ter a condição de própria para banho, cada local deve apresentar uma concentração de, no máximo, 800 NMP/100ml da bactéria E.coli (Escherichia coli) em 80% de cinco amostras consecutivas.