Dubai Port World: como opera multinacional árabe interessada no Porto de Itajaí

Multinacional já é responsável por logística em 5 cidades brasileiras, todas em São Paulo; Santa Catarina entrou no radar de investidores que já demonstram interesse na disputa da concessão

A multinacional DP World (Dubai Port World) sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, trabalha no ramo logístico e é especializada em transporte de cargas, serviços marítimos, zonas francas e operações de terminais portuários – nesta semana, a empresa apontou interesse em disputar a concessão para gerenciar o porto de Itajaí, em Santa Catarina.

Dubai Port World - a foto, blocos de celulose são içados por ferramentas em porto Empresa já atua no Brasil gerenciando a logística no Porto de Santos – Foto: DP World/Divulgação/ND

Ao todo, a multinacional conta com mais de 108.100 funcionários, divididos em 74 países dos seis continentes.

Logística portuária

A Dubai Port World trabalha com infraestrutura moderna e tecnologia avançada, com foco na otimização do fluxo das cargas. A gigante árabe oferece soluções logísticas portuárias através de sistemas de gestão para dar agilidade nas etapas do transporte, da recepção da carga até o embarque no navio.

Na foto, equipamentos de içar itens aparecem suspensos no ar em meio a contêineresDubai Port World possui tecnologia específica voltada para a otimização dos processos de transporte – Foto: DP World/Divulgação/ND

A empresa possui como um dos principais diferenciais o NAVIS, um tipo de planejamento logístico que combina diferentes softwares responsáveis por:

  • Gerenciar reservas no pátio: otimizando a ocupação do espaço e agilizando a entrada e saída de contêineres.
  • Planejar a logística dos contêineres nos navios: agrupando os itens por ordem de descarga nos portos, reduzindo o tempo de operação e aumentando a eficiência.

Em maio de 2017, a DP World Santos recebeu o certificado de OEA (Operador Econômico Autorizado) na categoria Modalidade Segurança, o primeiro no Porto de Santos. O título colocou a empresa como o terceiro terminal portuário em acordo com as exigências do Programa Mundial do Comitê da OMA (Organização Mundial das Aduanas).

Dubai Port World - Foto aérea mostra contêineres em porto DP World tem mais 108.100 funcionários, divididos em 74 países – Foto: DP World/Divulgação/ND

Interesse no Porto de Itajaí ainda não foi formalizado oficialmente pela Dubai Port World

A empresa manifestou interesse durante o encontro com a comitiva do Governo de Santa Catarina, que viajou aos Emirados Árabes em missão internacional para discutir investimentos no setor.

Ainda assim, nenhum representante do complexo está na comitiva, portanto, o assunto ainda é de cunho estadual, e não está na ‘linha de frente’ do porto.

Mesmo sem operação regular de contêineres, o Porto de Itajaí registrou intensa atividade na virada do ano com a chegada de cruzeiros, por isso atrai olhares de investidores internacionais e cria expectativa para a retomada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=