Dubai Port World: como opera multinacional árabe interessada no Porto de Itajaí
Multinacional já é responsável por logística em 5 cidades brasileiras, todas em São Paulo; Santa Catarina entrou no radar de investidores que já demonstram interesse na disputa da concessão
A multinacional DP World (Dubai Port World) sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, trabalha no ramo logístico e é especializada em transporte de cargas, serviços marítimos, zonas francas e operações de terminais portuários – nesta semana, a empresa apontou interesse em disputar a concessão para gerenciar o porto de Itajaí, em Santa Catarina.
Ao todo, a multinacional conta com mais de 108.100 funcionários, divididos em 74 países dos seis continentes.
Logística portuária
A Dubai Port World trabalha com infraestrutura moderna e tecnologia avançada, com foco na otimização do fluxo das cargas. A gigante árabe oferece soluções logísticas portuárias através de sistemas de gestão para dar agilidade nas etapas do transporte, da recepção da carga até o embarque no navio.
A empresa possui como um dos principais diferenciais o NAVIS, um tipo de planejamento logístico que combina diferentes softwares responsáveis por:
- Gerenciar reservas no pátio: otimizando a ocupação do espaço e agilizando a entrada e saída de contêineres.
- Planejar a logística dos contêineres nos navios: agrupando os itens por ordem de descarga nos portos, reduzindo o tempo de operação e aumentando a eficiência.
Em maio de 2017, a DP World Santos recebeu o certificado de OEA (Operador Econômico Autorizado) na categoria Modalidade Segurança, o primeiro no Porto de Santos. O título colocou a empresa como o terceiro terminal portuário em acordo com as exigências do Programa Mundial do Comitê da OMA (Organização Mundial das Aduanas).
Interesse no Porto de Itajaí ainda não foi formalizado oficialmente pela Dubai Port World
A empresa manifestou interesse durante o encontro com a comitiva do Governo de Santa Catarina, que viajou aos Emirados Árabes em missão internacional para discutir investimentos no setor.
Ainda assim, nenhum representante do complexo está na comitiva, portanto, o assunto ainda é de cunho estadual, e não está na ‘linha de frente’ do porto.
Mesmo sem operação regular de contêineres, o Porto de Itajaí registrou intensa atividade na virada do ano com a chegada de cruzeiros, por isso atrai olhares de investidores internacionais e cria expectativa para a retomada.