Balneário Camboriú tem prédio ‘transparente’, com piscina na sacada e o mais alto do Brasil; conheça

Um dos projetos, em Balneário Camboriú, também prevê praia artificial na área de lazer, segundo a construtora responsável.

Um arranha-céu com aparência de ser “transparente”, por causa de uma ilusão de ótica, surpreendeu um instrutor de parapente em Balneário Camboriú e viralizou na web. Mas outras construções também chamam a atenção por elementos peculiares no Litoral Norte de Santa Catarina.

Ainda em Balneário Camboriú, está o residencial mais alto do país, com 290 metros, que pode perder o posto em breve para outro gigante, na mesma cidade, que está construindo pináculos decorativos no topo das suas duas torres.

Na vizinha Itajaí, a cerca de 16,5 km, um edifício terá piscinas suspensas e aquecidas na varanda dos apartamentos. Já outro empreendimento colocou uma praia artificial na área de lazer no projeto.

1. Prédio ‘transparente’

 

Um arranha-céu com aparência de ser “transparente” chamou a atenção de um instrutor de parapente em Balneário Camboriú, que registrou a cena.

A imagem, compartilhada em uma conta no Instagram, e vista por mais de 88 mil pessoas até sábado (17), foi feita por Ricardo Neves, que costuma voar no local. “Só apareciam as bordas do prédio”, contou ao g1 (veja foto abaixo).

Efeito causado por espelhamento faz prédio em Balneário Camboriú parecer transparente — Foto: Ricardo Neves/Arquivo pessoal

Efeito causado por espelhamento faz prédio em Balneário Camboriú parecer transparente — Foto: Ricardo Neves/Arquivo pessoal

O edifício possui a fachada do prédio toda espelhada por vidros. O doutor em física Marcelo Girardi Schappo explica que o efeito é uma ilusão de ótica, que pode ocorrer dependendo da posição do observador, por causa do espelhamento do edifício.

O VITRA, que está com quase 70% das obras concluídas, tem 211,5 metros de altura. Conforme a Pasqualotto&GT, construtora responsável pelo empreendimento, o design dele é inspirado em pistas automobilísticas, com “curvas e linhas aerodinâmicas”.

2. Piscina na sacada

 

Outro elemento que desperta a curiosidade são as piscinas com face de vidro suspensas e aquecidas na varada de apartamentos. Elas vão compor um prédio que está em construção em Itajaí, mas que já possui uma unidade pronta para visitação.

Feita de concreto protendido (concreto com cordoalhas de aço) e vidro laminado, a piscina tem vista para a baía de Itajaí, a Mata Atlântica e os arranha-céus da vizinha Balneário Camboriú.

O município é o 6º com preços médios de imóveis mais caros do país. Um triplex na unidade, que deve ser entregue no final de 2024, custa R$ 22 milhões.

3. Residencial mais alto do país

 

Com 290 metros de altura, Balneário Camboriú também tem o prédio residencial já concluído mais alto do país, segundo o ranking internacional The Skyscrapper City, que mapeia gigantes ao redor do mundo.

Na construção do One Tower, foram utilizadas mais de 9 mil toneladas de aço, 5 mil toneladas de contrapiso e reboco, e quase 25 mil metros cúbicos de concreto. São mais de 52,7 mil metros quadrados de área construída e mais de 2 mil trabalhadores

 

O edifício está localizado na Avenida Atlântica, em frente à praia que passou por uma megaobra de alargamento da faixa de areia em 2021, e foi entregue aos moradores com todos os 119 apartamentos vendidos no dia 17 de dezembro de 2022.

Montagem prédio One Tower, em Balneário Camboriú — Foto: Divulgação

Montagem prédio One Tower, em Balneário Camboriú — Foto: Divulgação

4. Na mira do 1º lugar no ranking

 

No segundo lugar do ranking The Skyscrapper City está outro edifício de Balneário Camboriú. Com 281 metros e 81 andares, ele está localizado a cerca de 500 metros do primeiro colocado.

Yachthouse, em Balneário Camboriú — Foto: Divulgação

Yachthouse, em Balneário Camboriú — Foto: Divulgação

O Yachthouse, como é chamado, terá sua altura aumentada para 294,1 metros após a instalação de pináculos decorativos em suas duas torres, segundo o empresário Alcino Pasqualotto, que comanda a Pasqualotto & GT. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos na última semana de fevereiro.

Com as alterações, o arranha-céu que perdeu o posto de residencial mais alto do país após o lançamento do One Tower, pode voltar a liderar a lista.

Conhecido pelo investimento de Neymar, que comprou ainda na planta uma cobertura avaliada em R$ 60 milhões, o Yachthouse também foi palco de um vídeo institucional da Escola do Teatro Bolshoi, onde a 1ª bailarina da Ópera de Kazan, na Rússia, aparece dançando em cima do heliponto, com vista para a Praia Central e os prédios à beira-mar.

5. Arranha-céu com ‘praia artificial’

 

Um arranha-céu em fase de construção em Balneário Camboriú causou curiosidade ao anunciar que terá uma praia artificial na área de lazer do empreendimento em agosto de 2023. Veja abaixo imagem do projeto:

Arranha-céu terá "praia artificial" em Balneário Camboriú — Foto: Divulgação

Arranha-céu terá “praia artificial” em Balneário Camboriú — Foto: Divulgação

A piscina de 17 metros terá revestimento em cristal pool, dando a sensação de estar pisando na areia, segundo a construtora responsável Embraed.

Assim como em Itajaí, o prédio também terá piscinas nas varandas dos apartamentos diferenciados, chamados de penthouses, conforme a empresa.

Para que não haja vibração nas “piscinas nas alturas”, a construtora contratou uma pesquisa de sloshing. O estudo avalia o movimento da água de acordo com as oscilações naturais do edifício, fazendo com que as vibrações sejam imperceptíveis, mesmo na água.

Projeto mostra sacadas do prédio em Balneário Camboriú — Foto: Divulgação

Projeto mostra sacadas do prédio em Balneário Camboriú — Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=