‘Dubai brasileira’: paisagem ‘instagramável’ impulsiona apelo turístico de Balneário Camboriú (SC)
Cidade apelidada de “Dubai brasileira” por causa de prédios altos ganhou 25% mais turistas neste verão
Balneário Camboriú, que ganhou o título de “Dubai brasileira” por seus prédios arranha-céus, viu a demanda de turismo aumentar mais de 25% neste verão, segundo a prefeitura. Muito da popularidade do local se deve às imagens viralizadas nas redes sociais, principalmente no Instagram e Tik Tok, que mostram pontos “instagramáveis” e o desfile de carros de luxo pela orla.
O prefeito Fabrício Oliveira (PL) diz que a cidade se beneficia da divulgação nas redes e que muitos pontos turísticos hoje são pensados para viralizar, como a “Rua Torta” e FG, roda gigante mais alta da América Latina.
— Nós trabalhamos para que Balneário se torne uma cidade instagramável. As fotos e imagens atraem mais visitantes — afirma.
Levantamento da consultoria Arquimedes identificou um aumento de 155% nas menções sobre a cidade em janeiro, comparado com o mesmo mês no ano passado. Tal sucesso nas redes, no entanto, também gera debates. O pico foi em 1º de janeiro, com 21,4 mil menções, mas parte ironizava a falta de sol na Praia Central, justamente por conta dos prédios.
Com o metro quadrado mais caro do Brasil de acordo com o índice FipeZap de setembro de 2023, o município é requisitado para investimentos imobiliários e tem entre os proprietários de apartamentos Neymar e o cantor Luan Santana. Depois de passar o Ano Novo na cidade, o empresário Ville Victorazzo, de 32 anos, diz que ela merece o apelido mais recente:
— Eu fui a Dubai e há muita semelhança.