Ciclone extratropical traz risco para temporais em Santa Catarina; veja regiões
O ciclone extratropical deve provocar temporais isolados em Santa Catarina
Um ciclone extratropical em alto mar gera umidade que, combinada ao aquecimento e instabilidades atmosféricas, favorece o risco de desenvolvimento de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite desta terça-feira (30) na região Leste Catarinense.
Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais nas áreas entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. O órgão explica que nos planaltos, o risco é baixo e nas demais áreas não há risco para ocorrências meteorológicas.
Conforme a Defesa Civil, essa condição de abafamento e temporais a partir do final da tarde e início da noite é típica do verão e esta mudança ocorre rapidamente.
“Por isso, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193”, explica a Defesa Civil.