Novo alerta do Inmet amplia ‘zona de perigo’ para chuva intensa e ventos de 100 km/h em SC
O Inmet emitiu um novo alerta na manhã desta quarta-feira (23) aumentando o número de regiões em Santa Catarina que poderão contar com chuvas intensas e fortes rajadas de vento
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta nesta quarta-feira (24), no qual aponta perigo para chuva intensa e rajadas de vento em Santa Catarina. Esse aviso, inclusive, eleva o número de regiões catarinenses com risco em comparação ao publicado anteriormente.
No último aviso, emitido na última segunda-feira (22), as regiões do Vale do Itajaí, Norte Catarinense e Grande Florianópolis apresentavam risco para chuvas intensas. Além disso, havia uma previsão para precipitações que ultrapassavam os 100 mm ao dia.
Já no alerta mais recente, o órgão aponta que, além dessas regiões, a porção Sul do Estado e o Litoral Sul catarinense também apresentam condições para volumes significativos de chuvas.
Alerta do Inmet aponta chuva intensa e ventos de até 100 km/h
O alerta ainda ressalta chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, o órgão informa a ocorrência de ventos intensos, podendo oscilar entre 60 a 100 km/h.
Toda essa condição climática, segundo o Inmet, traz um risco alto para corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos e descargas elétricas.
O alerta teve início nesta quarta-feira às 9h30 e se estende até a quinta-feira (25) às 10h.
Outras regiões de Santa Catarina também estão em alerta
Já um outro alerta emitido pelo Inmet ressalta outras regiões de Santa Catarina com risco menor de ocorrências meteorológicas. Conforme o órgão, o Oeste Catarinense, partes do Vale do Itajaí e uma porção do Norte do Estado contam com perigo em potencial para ocorrências climáticas.
O aviso também se estende até a quinta-feira, às 10h. Nele, o Inmet alerta para risco em potencial para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 a 60 km/h, e queda de granizo.