Alerta de perigo para chuvas intensas em SC
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (22) um alerta de perigo para chuvas intensas em praticamente todas as regiões do Brasil, incluindo Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil catarinense, o Estado deve enfrentar chuvas persistentes até sábado (27).
Durante esse período, a presença da circulação marítima reforça a nebulosidade e condição para chuva no litoral e áreas próximas, em especial do Litoral Norte ao Médio e Baixo Vale do Itajaí. Nestas áreas, a chuva será persistente, trazendo acumulados entre 50mm e 70mm. Em algumas localidades, os volumes podem superar os 100 milímetros.
Já na região do Grande Oeste catarinense a previsão é de temporais isolados. A maior presença de sol em relação às demais regiões, em especial no Extremo Oeste, favorece o aquecimento e a presença de instabilidades nas tardes e noites de segunda-feira (22) e terça-feira (23). Neste período os ventos sopram de quadrante leste com intensidade fraca a moderada e com rajadas de 50 km/h até 60 km/h entre a tarde e a noite.
O maior volume de chuvas, entretanto, é esperado entre a quinta (25) e o sábado (27), com acumulados entre 150mm e 200 mm, e pontuais que podem superar estes valores. Esses grandes volumes de chuva serão provocados por um sistema de baixa pressão em médios níveis da atmosfera, também conhecido como vórtice ciclônico, que potencializa as chuvas provocadas pela circulação marítima.
A persistência das chuvas faz com que o solo fique encharcado, portanto, os principais riscos previstos para esta semana estão relacionados a alagamentos e deslizamentos de terra.
Nestas situações, é importante evitar o contato com as áreas alagadas e se manter em local abrigado. Para áreas de risco de deslizamentos, é importante se manter atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e à inclinação de postes e árvores. É recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 ou 193, respectivamente.
Devido à maior cobertura de nuvens, a expectativa é de que as temperaturas se mantenham relativamente moderadas ao longo da semana, contrastando com as elevações observadas nos últimos dias. As máximas oscilarão entre 20°C e 26°C.