Bairro mais seguro de SC fica em Porto Belo e conta com sistemas utilizados em aeroportos

Vivapark, em Porto Belo, parece um condomínio fechado, mas na verdade é um bairro planejado que conta com reconhecimento facial e outros sistemas de segurança

É na Costa Esmeralda, uma das regiões mais bonitas e valorizadas do Litoral Norte de Santa Catarina, que a Vokkan – empresa que desenvolve ecossistemas sustentáveis e inteligentes por meio de negócios imobiliários- constrói o primeiro bairro parque do Brasil, o Vivapark Porto Belo.

O projeto, concebido pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, já desponta como um dos principais cases do setor por aliar sustentabilidade e alta tecnologia.

 

O ineditismo do empreendimento se dá não apenas pelo conceito de sustentabilidade e qualidade de vida como também pela escala. O bairro tem mais de 138 mil m² de área verde e deve contar com cerca de 30 mil moradores além de um fluxo grande de visitantes.

A construção de um ecossistema tecnológico de alto nível capaz de atender a uma demanda dessa magnitude a longo prazo é um dos maiores desafios do projeto. “Estamos, literalmente, construindo o futuro” cometa Roderjan Volaco, presidente da Vokkan.

Sistema de segurança semelhante aos dos aeroportos

Com a segurança como prioridade, o Vivapark conta com recursos como câmeras e sensores de alta performance, sistema de reconhecimento facial digital, e análise de comportamento e CFTV para monitoramento ininterrupto.

Além disso, o bairro faz uso da tecnologia na implementação de softwares e recursos analíticos para prover a segurança do empreendimento.

Vivapark, apesar de parecer um condomínio, é um bairro de Porto Belo – Foto: Vokkan/Divulgação/ND
Vivapark, apesar de parecer um condomínio, é um bairro de Porto Belo – Foto: Vokkan/Divulgação/ND

“O uso de inteligência artificial possibilita, por exemplo, a recuperação de registros históricos e localização de alvos, pesquisa de rosto e corpo humano por recurso de imagem, pesquisa de arquivos pessoais e veiculares, permite ainda que sejam geradas trilhas com base em registros de pessoas, veículos e controles de acesso”, afirma Roderjan.

O projeto de tecnologia foi desenvolvido pela equipe de engenharia da Intelbras de forma personalizada para que todo o bairro, perímetro e espaços internos sejam monitorados em tempo integral, além das estações de recarga para veículos elétricos localizadas em pontos estratégicos.

Além disso, o sistema é todo integrado com as forças de segurança como Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária e Polícia Federal facilitando, assim, a identificação de veículos roubados ou pessoas desaparecidas, por exemplo.

O investimento em infraestrutura e implementação das tecnologias foi de cerca de R$ 2 milhões e custeado integralmente pela Vokkan, desenvolvedora do Vivapark.

A inteligência do projeto resulta num sistema com baixo custo de manutenção e operação. O custo é rateado entre os proprietários de imóveis no empreendimento por meio da Conviva, associação de moradores do bairro.

Com cara de condomínio, Vivapark é um bairro de Porto Belo

O presidente da Vokkan destaca também que o verdadeiro propósito de um bairro inteligente é usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas e auxiliar o crescimento econômico com total atenção à sustentabilidade local.

“O Vivapark está totalmente inserido na cidade de Porto Belo e tudo o que trazemos para cá contribui para a segurança do município como um todo. O conceito de smart city só faz sentido se de fato trouxer benefícios para a comunidade. Qualquer coisa diferente disso pode ser tecnológica, mas não necessariamente inteligente”, afirma Roderjan Volaco.

Imagem em 3d aérea do Vivapark, bairro mais seguro de Santa Catarina que utiliza sistemas de segurança semelhantes ao dos aeroportosBairro inteligente e planejado é considerado o mais seguro do Estado e fica em Porto Belo – Foto: Reprodução Vivapark

“As soluções de segurança contam com diversas tecnologias com inteligência artificial, onde a integração traz um ambiente seguro e dinâmico, que abraçará a comunidade em sua amplitude”, destaca Raphael Rabello Hernandes, Gerente de Soluções e Projetos da Intelbras.

“O que existe de mais atual está sendo aplicado, por exemplo, as câmeras térmicas utilizadas para o controle perimetral, desta forma, mesmo a uma longa distância se torna fácil a identificação de animais e seres humanos, afinal, estamos falando de um empreendimento pensado na natureza”, completa.

Bairro viralizou nas redes sociais

Recentemente, um vídeo mostrando detalhes do condomínio viralizou no TikTok com mais de 4,3 mil curtidas. O Vivapark é considerado um dos bairros mais seguros de Santa Catarina.

Os sistemas de reconhecimento facial presentes no bairro é semelhante aos usados em aeroportos, mais especificamente o aeroporto de Florianópolis, Capital de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Resize text-+=