Tartaruga ‘afogada’ é resgatada por equipe de bombeiros de Balneário Camboriú
Tartaruga verde foi encontrada debilitada, sem conseguir nadar, com sinais de afogamento, mas após primeiros socorros já demonstrou recuperação
Uma tartaruga presa à rede de pesca na praia do Buraco, em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, foi salva por uma equipe dos bombeiros na tarde deste domingo (14).
A tartaruga de espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga verde, apresentava sinais de afogamento e não conseguia manter a cabeça erguida e nadar.
De acordo com o comandante Batista, a equipe foi acionada até a praia e encontrou um surfista prestando primeiros socorros para o animal, eles fizeram os cortes na rede e constataram que a tartaruga estava realmente com sinais de afogamento.
“A gente largava ela na água e ela não saia do lugar, não batia as nadadeiras, então trouxemos ela para o quartel e posicionamos ela com a cabeça abaixo do corpo, segurando ela erguida para que ela batesse as nadadeiras para a água sair de dentro do pulmão”, explicou o comandante.
Em seguida, os agentes ofertaram oxigênio para a tartaruga e mantiveram a temperatura corporal do animal com água e tecidos úmidos no casco, orientados pela equipe de oceanografia da Univali.
Com o tempo, a tartaruga foi voltando ao normal e quando a equipe da Univali chegou, ela já estava estabilizada e seguiu para o laboratório de oceanografia para ser avaliada
“Ela estava bem esperta, já estava saindo, andando já, foi uma ocorrência inusitada aí, mas bem bacana”, concluiu o comandante.
Tartarugas podem se afogar?
De acordo com o professor Jules Soto, responsável pelo museu de oceanografia da Univali, a tartaruga resgatada é juvenil.
Apesar de ser marinhas, as tartarugas verdes têm pulmões e precisam respirar na superfície, por isso, quando ficam presas em redes de pesca, sem poder vir à superfície para respirar, podem morrer afogadas.