COMERCIANTES DE PORTO BELO: MANIFESTO ABERTO À POPULAÇÃO
Comerciantes do centro de Porto Belo entregaram nesta segunda feira (15), um manifesto ao prefeito em exercício de Porto Belo, Ailto Neckel. Ele recebeu um grupo que manifestou preocupação com o enfraquecimento do comércio no centro e que fez a entrega do documento.
Abaixo, o conteúdo do manifesto:
“É público e notório que o comércio do Centro de Porto Belo está se esvaziando rapidamente com o passar dos anos. Lojas tradicionais que aqui existiam há muito tempo estão fechando suas portas por falta de consumidores locais, como são exemplos mais presentes o Bar Tatuira, as Lojas Sufalu, a Toks, a Farmácia Bioterápica, a Casa do Turista, o Ofício das Artes, a Porto Forma, a Pixel Informática, Farmácias São João e quase todas as lojinhas do Dolce Vita e tantos outros exemplos que poderiam ser aqui citados.
A consequência direta do fechamento das casas de comércio locais é a diminuição da oferta de empregos, o empobrecimento da população e a queda da arrecadação do Município por meio dos impostos (ISS). Por fim, sofrem os turistas, para quem não há mais qualquer incentivo a retornarem aqui, diante da ausência de bares, restaurantes, lojinhas, etc., forçando-os a irem a outras cidades próximas para seu lazer, mesmo com o transito já prejudicado, inclusive, pela TPA do município vizinho.
Nenhum comerciante fecha as portas porque quer, mas porque a tanto é obrigado, e aqui no Centro – segundo sentimos na própria pele – pela falta de consumidores.
Pesquisa feita recentemente, aponta o quanto é grave a crise que se instalou no Centro por falta de consumidores, e que só aumenta, podendo mesmo levar rapidamente ao fechamento dos estabelecimentos que ainda restam se nada for feito para alterar este quadro lamentável, porquanto os comércios que ainda funcionam no Centro às duras penas têm visto diminuir seus faturamentos, número de empregados e ganhos ao longo dos meses, e até mesmo dias.
Enquanto o Centro padece, os demais bairros da cidade crescem mais do que o normal, especialmente os bairros de Balneário Perequê e Vila Nova.
O comércio, ali, cresce na mesma proporção do aumento populacional, contribuindo, esses dois fatos, em conjunto, para o crescimento e fortalecimento da cidade como um todo.
Nessa altura, não é possível deixar de notar que Porto Belo, reconhecida como a Capital Nacional dos Transatlânticos, está perdendo esta qualidade para seus vizinhos justamente porque o comercio central está se esvaziando perigosamente, deixando sem grandes opções de lazer aos turistas que aqui chegam pelo mar.
Turistas gostam, principalmente, de ver lugares bonitos para bater fotos e deles se recordarem no futuro, comer boa comida e adquirir artigos que lembrem da viagem. Assim são os turistas do mundo inteiro e não seriam diferentes os que vem aqui.
Temos em Porto Belo, especialmente a orla, lugares maravilhosos para se admirar e contemplar, como é exemplo de maiores destaques o Trapiche e a Ilha.
Exemplos de boa comida localizados no entorno do Trapiche não faltam, mas se não houver alguma ação do poder público municipal para promover a circulação de pessoas no Centro, estes locais também estão fadados a uma perigosa diminuição de suas atividades ou até mesmo o encerramento das atividades.
Os que se mantêm abertos é pelo esforço hercúleo dos seus abnegados donos, felizmente, para a alegria de muitos daqui e das cidades vizinhas.
Mas poderíamos ter uma orla repleta de bares e restaurantes, abertos todos os dias, se tivéssemos um maior número de moradores locais com capacidade econômica para consumir.
Outro motivo, não menos importante, que leva à apresentação deste manifesto, é que no início do mês de dezembro de 2023 a Prefeitura de Porto Belo realizou reunião convidando representantes da Sociedade Civil para apresentar plano de mudança no trânsito no centro de Porto Belo com o objetivo de minimizar os constantes engarrafamentos que ocorrem no centro da cidade, principalmente no período de verão. A reunião foi convocada pelo Prefeito de Porto Belo.
Naquela oportunidade foi apresentado plano baseado resultados de estudos de engenharia de trânsito que implantaria um sistema binário composto pela Av. Gov. Celso Ramos e a Rua Leopoldo José Guerreiro.
No mesmo momento, somente foi apresentado aos participantes imagens do que seriam tais modificações, sem apresentar estudos de trânsito, trafego, origem, tipo de veículos, período de pico, ou qualquer outra informação considerada fundamental para a realização de um estudo de viabilidade técnico-econômica que pudesse respaldar tal medida.
De forma geral os participantes da reunião, principalmente os representantes do comércio local repudiaram tal medida, alegando que esta seria uma medida paliativa e sem resultados efetivos para o centro da cidade.
Por outro lado, os mesmos participantes da reunião manifestaram sua preocupação com os impactos no comércio local, que tem sido seriamente afetado todas avezes que o mencionado binário é implantado.
Ficou acertado que a prefeitura faria um teste de efetividade neste sistema de binário, ou seja, uma avaliação de sua efetividade, a partir do dia 15 de janeiro de 2024, durante o período de uma semana.
Diferentemente do que foi combinado com os presentes na reunião, o sistema começou a ser implantado já na segunda quinzena de dezembro/2023. Em paralelo a instalação uma profusão de placas de sinalização vertical vem sendo realizada, dando a impressão a todos que o teste seria uma mera formalidade. A decisão já fora tomada, e o sistema binário seria implantado independente do repudio de maioria da população e principalmente pela maioria dos comerciantes locais.
Os comerciantes do local demonstram profunda indignação e repudio pela falta de transparência do Poder Executivo, como também repudou de forma veemente o não cumprimento da agenda acordada na referida reunião.
Adicionalmente, não foram explicitados quais seriam os parâmetros de avaliação e comparação para verificar se as medidas seriam benéficas ou não.
Não foi realizado estudo de impacto na vizinhança, nem consulta à população se este sistema deve ser implantado ou não.
O consenso que existe na população que reside e trabalha no centro de Porto Belo é que os graves problemas que afetam o trânsito nesta região é o trafego de veículos que cruzam o Centro da Cidade em direção a outros municípios, Bombinhas, principalmente.
A realidade é que o sentimento da comunidade é de que a Prefeitura está tomando decisões que ferem de maneira frontal os interesses locais, sem transparência, sem dialogo e de forma arbitraria e unilateral.
Por fim, mas com mesma ou maior importância que os demais assuntos até aqui tratados, sugerimos mais um vez ao pode público municipal num esforço de que o bairro volte a ter parte do movimento que perdeu nos últimos anos:
– A negociação com o município de Bombinhas a fim de que a TPA seja liberada para os turistas que lá estão hospedados virem a Porto Belo sem ônus financeiro;
– Trazer de volta alguns Departamentos e Secretarias da Administração Municipal ao Centro, sem prejuízo à outros Bairros;
– E a importância da alteração do horário de atendimento da Prefeitura para o comercial;
Acreditamos que o atendimento apenas no período atual é fato causador de dificuldades à comunidade portobelense e implica em menos movimentação dos contribuintes no centro desta cidade.
Claro que não desconhecemos o fato de que nos dias da alta temporada temos enormes congestionamentos em função de existir apenas uma via de acesso para Bombinhas. Contudo, isso ocorre em qualquer lugar do mundo na alta temporada. Assim é no sul da Itália, na costa da Espanha, na Cote d’Azur, no centro de Lisboa, de Paris, de Atenas, de Nova Iorque, de Berlim, de Buenos Aires, etc., simplesmente porque muitas pessoas em férias querem ir ao mesmo lugar ao mesmo tempo. E contra isso há pouco que fazer sem recursos públicos, coisa que falta ao Estado brasileiro como um todo.
Uma solução seria implementar a segunda via de acesso, a qual também manifestamos apoio. A não implementação do segundo acesso, que gera grandes congestionamentos na temporada de verão, não pode impedir que o centro de Porto Belo cresça, simplesmente porque sua solução não se vislumbra a curto prazo.
Ademais, como se disse, a construção da segunda via de acesso não é garantia de que se acabem os congestionamentos na alta temporada, porque isso se repete em quase todos os lugares turísticos do mundo, e não seria diferente por aqui. Além de que a taxa de crescimento de carros cresce mais que a de pessoas em SC. Hoje, para cada 3 pessoas, existem dois carros. Mesmo que resolvesse o problema, em alguns anos o segundo acesso não seria o bastante.
Enfim, o Centro de Porto Belo precisa urgentemente ser revitalizado, e isso começa pelo aumento da circulação de moradores e turistas na localidade.
Contudo acreditamos ser de fundamental que essas implantações ocorram de forma a não descaracterizar o maior patrimônio, que é o de Vila, principal referência de nossa cidade.
Estas podem não ser a única solução para o grave problema de desaquecimento da economia local, mas certamente contribuirão a curto e médio prazo. E nós comerciantes, principais prejudicados pela atual penúria pela qual passa o nosso Centro, atentos às nossas dificuldades financeiras, temos o dever de agir com a celeridade necessária, para o bem de nossa gente, pensando no futuro desta linda cidade e nas próximas gerações.”
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Comunidade e Comerciantes do Centro de Porto