De geada a calorão ‘desértico’: Santa Catarina terá dias de extremos por conta da frente fria
A quinta-feira é marcada pelo calorão por conta da forte influência de uma massa de ar seco; condição antecede a passagem de uma frente fria pelo Estado
A manhã desta quinta-feira (28) é de tempo firme e ensolarado em todas as regiões do Estado por conta da atuação de uma massa de ar seco. Conforme a Defesa Civil, o calorão volta a tomar conta com as máximas voltando a superar a casa dos 30°C, podendo atingir até 35°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Sul.
Diferente do que foi observado nesta quarta-feira (27), quando as temperaturas mínimas na Serra catarinense proporcionaram a ocorrência de geada em São Joaquim, esta quinta-feira terá uma condição de temperatura bem diferente.
Calorão marca presença nesta quinta-feira
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, esta quinta-feira será marcada por temperaturas mais elevadas com relação ao dia anterior.
Conforme o meteorologista, essa massa de ar seco pode causar também mormaço e sensação de abafamento em todas as regiões de Santa Catarina.
Ainda, o boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado aponta a possibilidade de haver maior nebulosidade nas áreas litorâneas por conta do transporte de umidade do oceano para o continente.
Essa condição pode ser observada com maior intensidade nos extremos do dia, conforme a pasta.
As temperaturas mínimas marcam entre 9°C e 16°C entre os Planaltos e variam entre 14°C e 21°C nas demais regiões.
As máximas voltam a superar a casa dos 30°C em todas as regiões, variando entre 32°C e 35°C no Oeste, Extremo-Oeste e no Litoral Sul catarinense.
Frente fria avança para Santa Catarina na sexta-feira
Segundo a Defesa Civil, a manhã desta sexta-feira (29) será marcada pela presença de sol e variação de nuvens em todas as regiões catarinenses.
Essa condição, conforme a pasta, está ligada à passagem de uma frente fria sobre Santa Catarina que traz condições adversas no tempo.
Além disso, à passagem da frente fria deverá causar uma mudança na condição do tempo no Estado.
O sistema deve provocar chuva e temporais em todas as regiões, dando início entre o final da manhã e início da tarde, se estendendo para as regiões Litorâneas e Norte de Santa Catarina entre a tarde e noite.
Os temporais, segundo a Defesa Civil, trazem risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais, assim como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
As temperaturas mínimas variam entre 19°C e 25°C no Oeste, Meio-Oeste e no Litoral, marcando entre 13°C e 18°C nas outras áreas. As máximas oscilam entre 22°C e 27°C no Planalto Sul e no Litoral Sul e marcam entre 27 e 37°C pelo Estado.
Ainda, as maiores temperaturas são esperadas para o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte nesta sexta-feira.
Tempo no sábado ainda sofre influência da atuação da frente fria
O sábado (30) ainda terá a influência da frente fria em áreas de divisa como Paraná e no Litoral e proximidades. Essa condição mantém a possibilidade de chuva, em especial nas primeiras horas do dia.
As temperaturas mínimas variam entre 12°C e 16°C entre os Planaltos e marcam entre 16°C e 21°C nas outras regiões. As máximas marcam entre 18 e 25°C no Planalto Sul e no Litoral Sul e variam entre 25 e 32°C no restante do Estado.
Tempo firma na virada do ano?
No domingo (31) e na virada do ano, o tempo ainda segue firme, mas com variação de nebulosidade em todo o Estado.
Nas áreas Litorâneas e proximidades, com a intensificação da circulação marítima, podem ocorrer períodos de chuva fraca/garoa a qualquer hora do dia, principalmente ao longo da segunda-feira (1º).