APAE de Balneário Camboriú lança terceira edição do livro Histórias Especiais
Publicação reúne histórias e ilustrações produzidas por alunos artistas e revela seu potencial artístico, criativo e perspectiva singular em relação à sociedade
Num esforço para ampliar a visibilidade do olhar que as pessoas com deficiência têm da vida, da sociedade e do mundo que as cerca, a APAE de Balneário Camboriú acaba de lançar a terceira edição do livro Histórias Especiais. O lançamento ocorreu em evento realizado na sede da entidade nesta segunda-feira (13). A obra, toda produzida pelos alunos, conta com seis histórias e suas respectivas ilustrações. O material está disponível em e-Book, com versões em audiolivro, em vídeo com tradução em Libras e pode ser conferido em www.casulo21.com/historiasespeciais/ e nos canais da APAE BC no YouTube e Soundcloud.
Uma iniciativa desta natureza, claro, tem importante papel para o fortalecimento da inclusão social das pessoas com deficiência. No entanto, transcende essa função ao colocá-las no centro das próprias narrativas, como protagonistas das suas histórias, exaltando suas individualidades. As histórias e suas ilustrações foram produzidas pelos alunos artistas após um processo de meses em que eles participaram de oficinas de produção literária, de criação de trilhas sonoras e de artes visuais.
Este é o terceiro ano consecutivo que a instituição realiza o projeto Histórias Especiais, o que tem possibilitado uma evolução visível no entendimento dos educandos e na sua produção, afirma o coordenador e diretor artístico do projeto, Luciano Candemil. “Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento criativo e crítico que o projeto tem trazido para os alunos. A gente percebe um aumento da complexidade dos temas que eles têm proposto em suas histórias e isso mostra como as atividades do projeto possibilitam resultados muito significativos”, salienta.
O projeto Livro digital e audiolivro: Histórias Especiais – Volume III é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, edital 008/2022, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC).
Fotos: Mariana Castro.