A ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre a Campanha Nacional de Multivacinação, disponibilizando um dia com horários flexíveis para as pessoas que não conseguem se vacinar durante a semana.
Flávia Cristina Oliveira Santos levou seus dois filhos, de 13 e 11 anos de idade, para a imunização na UBS Central. “Sempre sou atendida aqui e o atendimento é muito acolhedor. Um dos meus filhos tomou vacina contra HPV, febre amarela e Covid-19, o outro tomou de Covid-19. Aproveitei e me imunizei com a bivalente também”, comenta a moradora do Centro.
Entre as doses oferecidas na campanha, estão: BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Tríplice Viral, Tetra Viral, DTP, Febre Amarela, Varicela, Gripe (influenza), HPV, Covid-19, Meningocócica ACWY, difteria/tétano e Poliomielite.
Durante a primeira semana de campanha foram aplicadas 1.582 doses e 758 pessoas compareceram às salas de vacinação. Para receber as doses, é necessário levar documento de identificação e a carteirinha de vacinação. Os adultos que tiverem interesse em regularizar a sua carteirinha, também podem se vacinar.
As aplicações ocorrem nas salas de vacinação da UBS Central, UBS da Barra, UBS Ariribá, UBS Nova Esperança, UBS Vila Real, UBS Nações, UBS Estados, UBS Municípios e UBS São Judas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (com exceção da Unidade Central, que não fecha para o almoço). A imunização contra a Covid-19 para crianças pode ser encontrada na UBS Central.
Dia D Outubro Rosa
Além da Campanha de Multivacinação, este sábado foi marcado pelo Dia D do Outubro Rosa, com diversas ações relacionadas à saúde da mulher.
No Núcleo de Atenção à mulher (NAM), foram registrados atendimentos de auriculoterapia, massagem, reiki e orientações nutricionais e relacionadas ao câncer de mama. Além disso, foram realizados 48 exames preventivos.