Temporal de granizo deixa cidades de SC em situação de emergência
Granizo em Balneário Gaivota e Sombrio resultou em casas destruídas, famílias desalojadas e prédios públicos danificados
Os municípios de Balneário Gaivota e Sombrio, no Sul do Estado, decretaram situação de emergência em razão do temporal de granizo de quarta-feira (23). A chuva danificou casas, deixou famílias desalojadas e suspendeu aulas.
Balneário Gaivota: seis mil afetados e aulas suspensas
Mais de seis mil pessoas tiveram prejuízos em Balneário Gaivota. Até esta quinta-feira (24), seis famílias encontravam-se desalojadas e foram para casa de parentes.
O decreto de situação de emergência aponta “danos humanos e perdas consideráveis nos bens públicos, na agricultura e pecuária”.
O prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo dos Santos (PSDB), o Kekinha, enviou à Defesa Civil do Estado um levantamento dos prejuízos.
“A nossa expectativa é de que possamos atender a todas as famílias e para isso contamos com o apoio do governo do Estado”, disse o prefeito.
A Secretaria de Educação confirmou que as aulas nas escolas municipais de Balneário Gaivota estão suspensas na sexta-feira (25), com exceção dos centros de educação infantil Abelhinha, Libânia, Eva Cabreira Gomes e Brilhamares, que atenderão normalmente.
Sombrio: 400 casas danificadas por granizo
O temporal de granizo que atingiu Sombrio deixou danos em pelo menos 400 casas. Além das residências, prédios públicos, indústrias, comércio, escolas municipais e ginásio de esportes também sofreram estragos.
O decreto publicado pela Prefeitura de Sombrio autoriza a convocação de voluntários e mobilização de recursos para ajudar famílias da cidade. O documento tem validade por 180 dias.
Fonte ND/Mais/internet