Itapema se mantém na categoria A no Turismo Brasileiro 2023
A classificação é realizada com base em cinco variáveis, que levam em conta fatores como quantidade de estabelecimentos de hospedagem e número de visitantes domésticos e internacionais
Itapema continua na categoria A do Turismo Brasileiro em 2023, conforme a nova avaliação do Ministério do Turismo.
A classificação é realizada com base em cinco variáveis: quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e visitantes internacionais, e arrecadação de impostos federais a partir de meios de hospedagem.
Além de Itapema, somente dois municípios de Santa Catarina conquistaram essa posição (Balneário Camboriú e Bombinhas) e todos pertencem à Região Turística Costa Verde & Mar. “Ficamos muito felizes em nos manter na categoria A. Esse é o resultado de um conjunto de fatores, de melhorias e divulgação do nosso município.” destacou a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Noeli Thomé.
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta do Governo Federal que reúne municípios com vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. A categorização estabelecida é uma ferramenta importante para acompanhar o desempenho das atividades dos municípios.
Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam manter ativos o órgão de turismo municipal e as atividades do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), contar com orçamento próprio, possuir prestadores de serviços no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo, entre outros. O mapa completo está disponível no link www.mapa.turismo.gov.br.
Fonte;Visor